Quarta, 19 de Junho de 2024
11994996906
Cultura CULTURA E LAZER

Dicas de museus e exposições culturais gratuitos

Trouxemos 5 opções gratuitas pra você!

25/05/2024 14h11 Atualizada há 4 semanas
Por: Redação
Dicas de museus e exposições culturais gratuitos

Confira abaixo 5 opções em São Paulo:

Museu de Zoologia da USP

Foto

Detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina, o Museu de Zoologia da USP, começou sua história em meados de 1890. As coleções do Museu de Zoologia se originaram no século XIX e estiveram abrigadas no Museu Paulista (Museu do Ipiranga) até a década de 1940 quando foram transferidas para sua nova sede, localizada na Avenida Nazaré, 481.

O museu tem cerca de 11 milhões de exemplares em suas coleções estruturadas para a pesquisa em biodiversidade e acessível para consulentes especializados e parte do acervo está exposta nas suas galerias. Além disso, conta com uma vasta programação de atividades para o público que vai de conversas com biólogos, oficinas diversas, atividades de ilustração científica, palestras, visitas agendadas para grupos acima de 10 pessoas, visitas aos bastidores, empréstimo de material para as escolas, etc.

Serviço | Gratuito
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 16h30
Endereço: Avenida Nazaré, 481
Site: https://mz.usp.br/pt/pagina-inicial

 

Museu da Educação e do Brinquedo

Foto

Museu da Educação e do Brinquedo/MEB foi criado em 1999 pela professora Tizuko Morchida Kishimoto, especialista em educação infantil e docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP.

Além de possuir um acervo único de interesse histórico relacionado ao tema dos brinquedos e brincadeiras, tem o papel de oferecer oportunidades de aprendizagem e entretenimento a variados públicos, por meio de seu acervo e ações educativas.

Gratuito
Funcionamento: O espaço comporta 15 alunos por período e a visita pode ser agendada pelo e-mail [email protected]
Endereço: Av. da Universidade, 308 — Bloco B, Sala 49
Site: http://meb.fe.usp.br/

 

Museu de Anatomia Humana

Foto

O acervo do Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero (MAH) foi gradativamente formado a partir da metade de um esqueleto desarticulado, acrescido de uma pequena coleção de peças humanas para demonstração, quando do início das atividades do Professor Bovero em 1914, como docente da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Além de peças anatômicas dos diversos sistemas do corpo humano, o MAH conta também com uma coleção de crânios identificados, utilizados em pesquisas relacionadas a diferentes áreas como antropologia, odontologia e medicina legal.

Serviço | Gratuito
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 13h às 16h
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 2.415 – Butantã
Site: https://museu.icb.usp.br

 

Museu de Arqueologia e Etnologia

O Museu de Arqueologia e Etnologia é um museu universitário que possui um riquíssimo acervo de Arqueologia e Etnologia. Os acervos do MAE são representativos do Brasil Indígena (do período pré-colonial às sociedades contemporâneas), da América pré-conquista, das influências Africanas e Afro-Brasileiras e da Antiguidade Clássica Mediterrânica e do Oriente Médio. Essas coleções arqueológicas e etnológicas permitem o tratamento de questões que transitam entre as explicações universais relativas à condição humana e os enfoques singulares sobre os indivíduos e as sociedades referentes às formas de subsistência, de celebração e de expressão artística.

Serviço | Gratuito
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Endereço: Av. Prof. Almeida Prado, 1.466
Site: https://mae.usp.br/

 

Museu de Arte Contemporânea

Foto

Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963 quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do antigo MAM e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. De posse desse rico acervo composto, entre outras, por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark e uma estupenda coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade.

Serviço | Gratuito
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1.301
Site: http://www.mac.usp.br/mac/

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias