Sábado, 20 de Julho de 2024
11994996906
TRANSPORTES AQUÁTICO SP

Aquático SP transporta 28 mil passageiros no primeiro mês

São duas embarcações que fazem a travessia pela Represa Billings, na Zona Sul, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, beneficiando 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e

12/06/2024 08h43
Por: Redação
Aquático SP transporta 28 mil passageiros no primeiro mês

 

No primeiro mês de Aquático-SP, o mais novo modal da cidade transportou cerca de 28 mil pessoas durante a Operação Assistida. O número foi registrado entre os dias 13 de maio e 10 de junho. Desde segunda-feira (27/5) as embarcações estão operando das 10h até 17h30.

 

Durante este primeiro mês de operação, foram realizadas 862 viagens, considerando ida e volta. O dia mais movimentado foi registrado em 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram as embarcações para seus deslocamentos.

 

A travessia feita com as embarcações permitiu diminuir o tempo de percurso entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista, na Zona Sul, para 17 minutos. O mesmo trecho feito via terrestre dura 1h20. As viagens são gratuitas durante a Operação Assistida.

 

As viagens são realizadas em duas embarcações, o Bororé I, com capacidade para 60 pessoas sentadas durante a operação assistida e o Biguá2, com 30 assentos. O Bororé I é acessível, com espaço para cadeirante, área para bicicletas, ar-condicionado, tomadas USB, televisão, conexão de internet e sanitário, inclusive acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

 

O novo modal de transporte funciona em operação assistida com duas embarcações que fazem a travessia pela Represa Billings, na Zona Sul, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas, beneficiando 385 mil moradores dos bairros Grajaú, Cocaia e Pedreira. O trajeto feito pela embarcação Bororé I tem 5,6 quilômetros e dura cerca de 17 minutos, tempo bem menor do que o realizado por ônibus, que leva em média 1h20. A segunda embarcação, com capacidade para transportar até 30 passageiros, faz o percurso em 12 minutos.

 

Além das embarcações, quem vive na região ganhou mais duas linhas de ônibus elétricos que fazem a interligação dos terminais hidroviários com o bairro do Cantinho do Céu e o Terminal Santo Amaro, onde é possível também fazer a integração com o transporte de trilhos.

 

A operação assistida, que segue de forma gratuita aos passageiros, irá até o dia 31/12/2024. A SPTrans trabalha na expansão da operação do Aquático-SP na represa Billings para atender a região do Cocaia.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias