O prefeito de Osasco, Gerson Pessoa, assinou quinta-feira, 15/5, termo de cessão de uso de terreno ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que a partir do primeiro semestre de 2026 funcionará no prédio que até o ano passado abrigava a Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), na Rua Oleska Winogradow, 42 no Jardim das Flores, ao lado do parque da FITO. O novo campus da Unifesp na cidade foi inaugurado no segundo semestre de 2024, na Rua General Newton Estilac, 354, em Quitaúna.
O termo de cessão de uso tem validade de 30 anos, prorrogáveis por igual período. A implantação do Instituto Federal em Osasco foi anunciada pelo Governo Federal em março de 2024. Além do município, também está prevista uma unidade em Cotia e outra em Carapicuíba, de um total de 13 previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Estado de São Paulo nos próximos anos. No momento, o Estado conta com 41 unidades.
Conforme explicou o diretor-geral do Instituto, Ricardo dos Santos Coelho, ainda não está definida a grade de cursos. “Vamos fazer três audiências públicas para debater essa questão com a sociedade. Acredito que em setembro deveremos definir os eixos, de acordo com o catálogo de cursos técnicos (já aplicados pela instituição em outras unidades)”.
Ainda segundo Coelho, a previsão é que o ano letivo seja iniciado em fevereiro de 2026 com “no mínimo dois cursos” de nível médio integrado (ensino médio conjugado com os cursos técnicos).
Sensação
Vento
Umidade