Em cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na última sexta-feira (16), vários profissionais de saúde foram agraciados com o Prêmio Anna Nery, a maior honraria da enfermagem brasileira. O evento foi proposto pelo deputado Emidio de Souza (PT) e organizado pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo, que completa 40 anos de fundação. Em 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem.
O estado conta, atualmente, com cerca de 170 mil profissionais da enfermagem, sendo 80% deles mulheres. Diversas participantes do evento vestiram uniformes de época para mostrar a evolução do vestuário das profissionais ao longo das décadas.
Além da entrega do prêmio, os participantes da mesa lembraram que a categoria é a que mais sofre com adoecimento mental, condições insalubres, jornadas excessivas e violência no ambiente laboral. A questão da necessidade de um aumento no piso salarial da categoria - estimado em 10% - também foi mencionada.
"Hoje é um dia de reconhecimento e as homenagens a essas profissionais sempre serão insuficientes dada a grandiosidade de sua missão. Como se isso já não tivesse sido reconhecido ao longo da história, ficou ainda mais evidente no período da pandemia, quando profissionais correram todos os riscos para poder salvar a vida de tantos outros", afirmou Emidio de Souza.
Ao lado do parlamentar proponente, estiveram presentes a deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP), que é filha de pai enfermeiro; Elaine Leone, presidente do Sindicado dos Enfermeiros do Estado de São Paulo; Fernanda Magan, presidente do Conselho Nacional de Saúde, além de Bruna Busnardo, integrante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).
Pioneira
Anna Nery foi a primeira enfermeira profissional do Brasil, conhecida por sua atuação durante a Guerra do Paraguai, onde trabalhou voluntariamente. Ela é considerada a pioneira da enfermagem no país.
Sensação
Vento
Umidade