A Câmara Municipal de Osasco prestou, na manhã desta quinta-feira (22), uma homenagem aos 80 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 197ª edição do Programa Nossa História. A cerimônia destacou a participação dos soldados brasileiros – os “pracinhas” – na Segunda Guerra Mundial e enalteceu o legado daqueles que combateram o nazifascismo em solo europeu.
Durante o evento, foram relembradas as contribuições heróicas dos militares brasileiros, incluindo a participação de mulheres que integraram a tropa. Douglas Ramos, guardião do Monumento aos Brasileiros Mortos em Ação na 2ª Guerra Mundial, destacou o papel fundamental das 73 mulheres que atuaram na linha de frente.
O tenente-coronel Leonardo Kuwabara, comandante do 4º BIM, destacou que soldados oriundos de Osasco integraram a FEB e combateram na Itália, alguns dos quais foram condecorados por bravura.
“A Silver Star é concedida a militares que demonstram bravura em combate. É um grande reconhecimento e nos enche de orgulho que um dos nossos soldados recebeu essa honraria”, comemorou Kuwabara.
A cerimônia reforçou o compromisso da Câmara Municipal com a preservação da memória histórica e a valorização dos que contribuíram para a construção da democracia no Brasil e no mundo.
Sensação
Vento
Umidade