Celebrado em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo este ano será atípico. O mercado turístico, que projetava celebrar o crescimento dos negócios em 2020, tornou-se um dos mais afetados pela pandemia do coronavírus. Em dezembro do ano passado, o Brasil estava entre os três principais destinos emergentes do mundo para 2020, segundo o relatório global Tendências de Viagens 2020 do Skyscanner, líder mundial em viagens.
O país registrou 27% de crescimento nas buscas globais no comparativo com a procura registrada para 2019. São Paulo aparecia em sexto lugar na lista de destinos, tendo como foco a gastronomia local da cidade.
Diante do novo cenário, o Desenvolve SP, instituição financeira do Governo do Estado, disponibilizou um mecanismo de crédito voltado especialmente ao auxílio às micro, pequenas e médias empresas ligadas direta ou indiretamente ao setor turístico.
“Estudamos muito a situação. Com a interrupção das atividades, o setor turístico foi avaliado como um dos que mais seriam afetados pela pandemia, junto ao da cultura e economia criativa e do comércio, e faltaria liquidez nas empresas. Por isso, ainda em março, no início da pandemia, lançamos uma linha exclusiva com condições diferenciadas para estes setores”, afirma o Presidente do Desenvolve SP, Nelson de Souza. “O auxílio emergencial para as empresas é o capital de giro”.
O crédito possibilitou às empresas a manutenção de empregos e adaptação às condições impostas pela crise sanitária. Abel Simões Ferreira, proprietário da Panificadora Recreio do Okinawa, do município de Paulínia, migrou os atendimentos para o delivery. “Inicialmente, nos afetou muito. Tivemos uma queda de faturamento de 70% e perdemos toda a parte de atendimento para café da manhã, almoço e jantar. Parte dos recursos obtidos foi para o pagamento de salários, e outra para os fornecedores. Com este fôlego, passamos a atender via Whatsapp. Partimos de mil contatos e hoje já estamos com mais de 6 mil clientes sendo atendidos por lá. Quando fechamos as portas, servíamos mil e duzentas refeições por dia e agora servimos cerca de três mil e quatrocentas. Também aumentamos em 20% nossas vendas de pizzas por delivery e conseguimos reduzir a queda de faturamento para 22%”.
Como solicitar
Micro, pequenas e médias empresas com faturamento anual entre R$ 81 mil e R$ 10 milhões, Certificação Digital E-CNPJ, cadastro ativo no CADASTUR e Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE relacionado a atividades turísticas podem realizar a solicitação de crédito pelo site do Desenvolve SP: www.desenvolvesp.com.br. De forma simples e desburocratizada, todo o processo é realizado online.
Podem ter acesso ao crédito empresas das áreas de acampamento turístico, agências de turismo, meios de hospedagem, parques temáticos, transportadora turística, casas de espetáculos e equipamentos de animação turística, centro de convenções, empreendimento de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, empreendimento de entretenimento e lazer e parques aquáticos, locadora de veículos, organizadores de eventos, prestadores de serviços de infraestrutura de apoio a eventos, prestadores especializados em segmentos turísticos, além de restaurantes, cafeterias e bares. Confira todos os CNAES atendidos pela linha Fungetur.