Terça, 03 de Dezembro de 2024
20°C 22°C
São Paulo, SP
Publicidade
Anúncio

Triplica o número de superbactérias resistentes

Cientistas apontam uso indiscriminado de medicamentos como possível causa

Por: Redação
06/12/2021 às 10h24
Triplica o número de superbactérias resistentes

 

O Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) detectou um aumento no número de bactérias resistentes e ação de antibióticos.

O número de superbactérias subiu mais que o triplo desde o início da pandemia. O que significa dizer não só que há mais bactérias circulando, mas também que elas estão mais resistentes.

A notícia é preocupante pois não há ha perspectiva de que surjam novas formas de tratamento. Atualmente, há apenas 43 antibióticos em estudo,  no mundo inteiro. Para se ter uma ideia do quanto este número é reduzido, há quase 6 mil formas de tratamento sendo estudadas contra o câncer. 

Uma possível causa desse cenário seria o aumento da automedicação durante a panemia, em especial o uso indiscriminado de medicamentos comprovadamente sem ação contra o novo coronavírus.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias