Sera realizada entre 8 de agosto e 9 de setembro a vacinação contra a poliomielite e multivacinação, que visa atualizar a caderneta de crianças e adolescentes. A ação integra o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde.
O público alvo são crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) para atualização da situação vacinal (ou seja, não vacinados ou que estejam com esquemas incompletos) e também crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a vacina oral contra a poliomielite.
Bebês de até 11 meses e 29 dias deverão ser vacinados com a Vacina Inativada contra a Poliomielite (VIP), conforme esquema vacinal do Calendário Estadual de Vacinação.
No dia da vacinação, os pais ou responsáveis precisam apresentar um documento com foto, o documento da criança e/ou adolescente, a caderneta de vacinação e um comprovante de endereço.
A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em seus respectivos horários de atendimento. Não é preciso agendar. Os endereços e horários de funcionamento das UBSs e CAIs podem ser conferidos em: www.saude.osasco.sp.gov.br.
DIA “D”
No terceiro sábado do mês, dia 20/8, será realizado o “Dia D” de Vacinação, das 9h às 16h, em todas as UBSs. Nesse dia será vacinado todo o público alvo da campanha de multivacinação e contra a poliomielite e também o público da 3ª e 4ª dose contra a covid-19: pessoas com 5 anos ou mais, profissionais da saúde e imunossuprimidos, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses após ter recebido a terceira dose.
A 4ª dose da vacina contra a covid-19 continua sendo realizada durante a semana em todas as UBSs e nos dois Centros de Atenção aos Idosos (Km 18 e Presidente Altino) para pessoas com 30 anos ou mais, profissionais de saúde com 18 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunossupressão com 18 anos ou mais.
A pessoa que for tomar a vacina contra a covid-19 deve apresentar RG e carteira de vacinação com as outras doses, ter recebido a segunda ou a terceira dose há pelo menos quatro meses. Não ter positivado para covid nos últimos 30 dias. Em caso de positivo recente, é preciso aguardar o prazo de 30 dias para tomar a vacina.