Anúncio
MEIO AMBIENTE

Desmatamento na Amazônia tem queda de 31% de janeiro a maio em relação a 2022

A redução foi de 10% em relação ao mesmo período no ano passado

09/06/2023 12h24
Por: Redação

 

O desmatamento na Amazônia teve queda de 31% no histórico de janeiro a maio de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.986 Km² registrados, ante 2.867 Km² em 2022. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na comparação entre os meses de maio deste ano e maio do ano passado, a redução foi de 10%.

 

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, houve um aumento de 179% nos autos de infração em todo o Brasil. “Estamos falando de R$ 2 bilhões e 23 milhões em multas aplicadas no país. Estamos endurecendo as medidas de fiscalização para garantir que os índices de desflorestamento na Amazônia continuem caindo”, disse.

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o tema voltou a ser prioridade na gestão federal e que o governo tem o compromisso de retomar a liderança mundial do Brasil na mitigação do controle de desmatamento. O Governo Federal lançou o “Plano de Ação e Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal”, pacote de medidas que ampliam políticas de proteção ambiental.

 

As medidas incluem criação e ampliação de Unidades de Conservação; retomada de conselho, fundo e comissão na área de clima; e correção de atos do governo anterior que reduziram a ambição climática do país.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias