Barueri organiza anualmente a “Semana da Visibilidade Trans”, que marca o início da programação do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Já iniciado no dia 26 de janeiro com palestra ministrada pelos advogados Márcia Rocha e Vitor Dell`Orti, da OAB Barueri, tem a frase “Por Uma Vida que Contrarie as Estatísticas!” como tema principal desta edição.
A programação é gratuita, aberta ao público em geral e inclui diversas atividades educativas sobre o movimento trans. Para os organizadores, o evento é uma oportunidade para conscientizar a população sobre o preconceito e a discriminação contra travestis, transexuais e transgêneros, além de propor reflexão à Rede de Atendimento do município no que se refere às nossas práticas cotidianas para promoção de inclusão.
As atividades acontecem até o dia 22 de fevereiro (veja programação de fevereiro a seguir), mas essa atuação não se limita à “Semana de Visibilidade Trans”, pois a Secretaria da Mulher de Barueri, com o intuito permanente de ampliar as discussões e os espaços de debates sobre a temática, colocou essa importante pauta na programação de suas ações ao longo de 2024. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Mulher pelo telefone (11) 4706-4046 ou pelo e-mail: [email protected]
Programação de fevereiro da Visibilidade Trans
Data Hora Local Público-alvo
01 14h Secretaria da Mulher Jovens atendidos pela Coordenadoria
02 10h Secretaria da Mulher Grupo Empodera Mulher
02 14h UBS Maria Macedo Funcionários da UBS
03 12h Comunidade Feminina Comunidade
em Movimento
22 8h30 Projov Alunos
22 13h Projov Alunos
Endereços
A Secretaria da Mulher fica na Av. Sebastião Davino dos Reis, 756, Vila Porto; o Projov na Rua Pará, 159, na Nova Aldeinha; e a UBS Maria Magdalena Macedo na Rua do Desterro, 30, Jardim Santa Cecilia.
Atividade itinerante
A Comunidade Feminina em Movimento estará no Centro de Capacitação Profissional e de Lazer (CCPL) Abade Gonzaga dos Santos (Rua das Orquídeas, 62, Jardim Flórida), às 12h para a “Semana de Visibilidade Trans” e das 13 às 17h também para o “Especial Semana do Carnaval” com diferentes atividades como: alongamento, ritmos, localizada, feira da mulher empreendedora, oficina de tiaras, esmaltação e design de sobrancelhas, carrinho de pipoca etc., além de atendimento com fisioterapeuta, psicóloga e nutricionista (das 13 às 15h).
Sensação
Vento
Umidade